jump to navigation

Aprender e Pensar 31/10/2012

Posted by Professor@_AESV in 8.ºE, Ano letivo 2012/2013.
trackback

Aprender e Pensar para mim são dois vocábulos que utilizamos nos nossos estudos e que designam acções que permitem levar-nos a saber adquirir novos conhecimentos, a relacioná-los e a refletir.

 Assim, para mim, aprender relaciona-se com os conteúdos das disciplinas que pertencem ao meu ano escolar e que vão enriquecer os meus saberes, aumentando as minhas informações sobre os temas das matérias que me são ensinadas. Aprender, relaciona-se diretamente com a minha escola, que é um local de aprendizagem, onde eu adquiro novos conhecimentos com os meus professores e com os meus colegas, em vários temas, disciplinas, atividades ou, mesmo, na biblioteca.

 Com efeito, este ano vou aprender novos problemas de Matemática e de Física, irei ler novos livros em Português e adquirir novos vocábulos nas línguas estrangeiras.

 Após as aprendizagens, devo pensar sobre elas para saber relacionar o que aprendi, analisar e concluir sobre as minhas dificuldades e levar o meu pensamento a verificar o que já aprendi e o que me falta aprender. É com o pensamento, ou seja, pensar sobre as coisas, que eu desenvolvo o meu sentido crítico, concluindo sobre o que sei ou o que não sei.

 Logo, surgindo um problema em Matemática ou Física, consigo resolvê -los através de uma reflexão e do raciocínio sobre as aprendizagens adquiridas.

 Concluindo, aprender e pensar são duas atividades que proporcionam o nosso desenvolvimento intelectual, nos trabalhos que realizamos e que provocam em nós o contentamento e a alegria da nossa realização pessoal, escolar e social.

 Pedro Fernandes, 8.º E, setembro de 2012

(aluno do professor João Resende)

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário