jump to navigation

Relatório da Visita de Estudo ao Porto, por Hugo Hadden 01/06/2015

Posted by Professor@_AESV in 8ºB.
trackback

No dia 9 de março, os alunos do 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga, partiram às 8 horas para a estação de comboios de Aveiro. Aí apanharam o comboio com destino ao Porto, à estação de São Bento, tendo chegado por volta das 10:20h. Daí, seguiram a pé até ao Museu World of Discoveries.

O Museu Interativo World of Discoveries, dedicado à época dos Descobrimentos, está dividido por salas temáticas.

Na primeira sala, foi possível ver a evolução dos barcos portugueses, desde a barca até ao galeão, com imagens, minirréplicas e informação descritiva.

Na segunda sala, vimos a evolução dos mapas mundiais com as suas histórias e mitos.

A terceira sala era uma réplica do interior de um navio antigo. Aí pudemos ver a réplica do primeiro rinoceronte a vir para a Europa e os produtos que eram importados por Portugal na época dos Descobrimentos.

De seguida, visitamos uma sala onde estavam representados dois trabalhadores que faziam peças para os navios. Numa outra sala, pudemos simular uma viagem à volta do mundo descoberto pelos portugueses.

Terminada a visita ao Museu, fomos almoçar junto ao rio Douro. No final do almoço, caminhamos até à Torre dos Clérigos, que vimos apenas do exterior, e seguimos em direção à estação de São Bento para iniciar a nossa viagem de regresso à escola, onde chegamos por volta das 18:00h.

Na minha opinião, esta foi uma visita de estudo muito interessante, principalmente pelo facto de podermos aprofundar os nossos conhecimentos históricos sobre a época dos Descobrimentos de uma forma diferente do habitual, interativa.