jump to navigation

O Principezinho 30/05/2008

Posted by prof_helena in 7ºC, palavrasdesever.
trackback

Nome do autor: Antoine De Saint – Exupéry
Nome do ilustrador: Antoine De Saint – Exupéry (autor)
Tradutor: Joana Morais Varela
Número de páginas: 94 páginas

Biografia do autor:
Antoine De Saint – Exupéry foi um escritor e piloto militar francês nascido em 1900 e falecido em 1944. Foi aviador de profissão, herói por vocação. A sua obra é um apelo à responsabilidade à diginidade humanas. Morreu durante um voo de reconhecimento.
Escreveu algumas obras como Vol de nuit, Pilote de guerre e O Pricipezinho.

Resumo da obra:
O pricipezinho era um rapaz normal que vivia num asteróie. Limpava os vulcões em actividade. Até que um dia caiu lá uma semente, nasceu uma rosa, que era tão bela que parecia única no Universo. O Principezinho fartou-se de cuidar da flor e foi embora.Passou por outros asteroides e visitou um rei que o Principezinho não sabia sobre quem reinava visto que era o único naquele asteróide. Visitou um bêbado, um senhor de negócios e um geógrafo, que lhe disse que a Terra era um bom sítio , e também um senhor que trabalhava com um candeeiro.

Então o Principezinho foi para a Terra e lá conheceu uma rapoza e viu rosas iguais à sua rosa, da qual já tinha saudades. Também conheceu uma cobra. Todos aqueles momentos fizeram o Principezinho pensar na sua flor. Quando o Principezinho fazia uma pergunta não desistia até lhe responderem. O Principezinho encontrou um senhor que desistiu em pequeno de desenhar, porque só desenhava jibóias abertas e jibóias fechadas. Conheceram-se e o Principezinho,um dia, numa paisagem desapareceu.

Duas frases de que gostei:

A linguagem é uma fonte de malentendidos”.

Gostei desta frase que faz reflectir no que é verdade, porque quando as pessoas falam por vezes ainda mentem mais, não se percebem tão bem. É importante falar, mas o mais importante é percebermos o que dizemos e sobretudo comprendermo-nos uns aos outros.

” É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invísivel para os olhos”.

Gostei desta frase porque a maioria das pessoas julga os outros pelo seu aspecto em vez de olhar para elas com o coração.

Opinião sobre o livro:
Gostei do livro, porque é um livro que é bonito porque faz-nos pensar e apela à responsabilidade e à dignidade humana nas criançãs e nos adultos. A história faz sentido para quem lê, porque se pensarmos na história do Principezinho, vamos ver que é verdade, que fazemos as coisas sem pensar e depois temos sempre saudades do que amamos, quer se trate de uma pessoa ou animal, e que quase nunca damos ouvidos a quem realmente gosta de nós e que devemos ouvir. Foi por isso que gostei deste livro.

Fontes consultadas:

Grande Dicionário Enciclopédico da Verbo

Internet

Ana Catarina Nº3 7ºC

Comentários»

1. marcia - 03/06/2008

Nunca li o livro “O Principezinho”, mas pela ficha de leitura que a Ana Catarina colocou aqui no blog, parece-me ser interessante.

2. Mónica Marques - 03/06/2008

Já li este livro, mas apesar de não ter gostado, gostei da tua ficha de leitura!

3. Daniel Matos - 05/06/2008

Acho que nunca li este livro mas através da tua ficha de leitura fiquei a conheçer a historia do “Principezinho”.

4. Sabrina - 06/06/2008

Já li o livro, não me lembrava da história …
mas quando li a tua ficha de leitura relembrei.

5. António - 08/06/2008

Eu já li o livro”O Principezinho” e achei que é um dos melhores livros do mundo!!!É maravilhoso,mágico e poético!!!

6. Ana Catarina - 14/06/2008

Cada pessoa tem a sua opinião, não posso obriagar ninguem a gostar da ficha de leitura que fiz, mas tambem gostava des saber o nome da pessoa que comentou a ficha de leitura …

7. palavrasdesever - 14/06/2008

Ana, minha linda, a tua ficha está óptima!

O comentador não é da escola, que eu já fui verificar, fica descansada. E já vou apagar o comentário dele, porque todos temos o direito de não gostar daquilo que os outros fazem, mas devemos sempre dizê-lo de forma gentil e justificando a nossa opinião, para não ferir os sentimentos dos outros. Ainda por cima, não sei se reparaste, mas quem fez o comentário não sabia escrever…

Boas férias!

8. Ana Catarina - 15/06/2008

Obrigada senhora professora …

tenho que concordar, que quem fez o comentário não sabia escrever, mas também tem direito de expressar a sua opinião mas devia ter justificado …

Boas férias!

9. claudipos - 01/03/2009

obrigada deste me uma ideia genial para a minha leitura recreativa obrigada e ja li o principezinho

10. Jessica - 13/05/2009

gostei muito

11. Jessica - 13/05/2009

de a ler
eu corti

12. LisaSoaresVictor - 21/11/2009

É exactamente isso que acontece na historia.
Foi muito bem expressa e contada.
Partiste dos pontos mais importantes.
A Ficha esta completa com a informaçao necessaria..nem muito pouco nem em excesso.
Parabéns!:D

13. daniel rudrigues - 04/01/2010

gostei muito da tua historia e fantastica

14. Adriana - 17/01/2010

Olá Ana Catarina, queria agradecer-te por teres feito esta publicação, ajudou.me imenso…

Tinha um trabalho para fazer sobre este livro e com este blog foi mais facil…

Obrigada, um beijinho <3'

15. Ana - 18/01/2010

Olá!
Tenho de fazer um resumo do livro o principezinho” o problema é que tenho de fazer o resumo deste livro pelo menos uma pagina…É possivel fazer um resumo de um livro com 96 paginas fazer um resumo de uma pagina…tenho de apresentar este resumo no dia 25 de Janeiro podes me ajudar.?Indicara-me este livro para ler…

16. isabel mendes - 19/01/2010

eu ainda nao li o livro todo, mas vou lelo porque a minha mae esta a estudar e precisa da minha ajuda

17. Patrícia Brandâo - 04/03/2010

Olá,
estas informaçoes foram-me muito úteis, uma vez que tive que fazer expressao oral a portugues e este foi o livro que escolhi, mas nao me arrependi nada!
Esta ficha esta optima, tem tudo o que e necessario.

Parabéns.

18. prof_helena - 04/03/2010

Olá, Patrícia!

Bem vinda! E gostaste de ler o livro? Espero que sim :) !

19. Isabel Ribeiro da Cruz - 09/03/2010

Olá, Ana Catarina!
Sou mãe de um menino, o João Maria, que frequenta o 7.º ano, na Escola Secundária da Portela, em Lisboa.
Considero, “O Principezinho”, um dos melhores livros de sempre.
Li, ao João, extractos do livro, quando ele era mais pequeno. E, agora, que chegou a altura de ele o ler sozinho e reflectir sobre o seu conteúdo, encontrei na sua ficha de leitura uma preciosa ajuda, para o motivar. Muito obrigada, Ana Catarina!
Quero dizer-lhe, que até me emocionei com a sua sensibilidade e que o seu trabalho foi muito importante para mim e será, com toda a certeza, igualmente importante para o João.
Um beijinho para si.

Isabel Ribeiro da Cruz

20. Sofia - 13/03/2010

Oi,

Sei que não me conheces,porque eu também não te conheço, mas não pude deixar de te agradecer por teres feito um trabalho tão bom, que me ajudou imenso.
vou fazer uma apresentação oral de português, estava super confusa acerca da maneira que iria contar a história…

PS: se não for pedir muito podias dizer-me alguma coisa…

mto, obrigada,

Sofia

21. teresa - 05/06/2010

Quando li o livro tinha dezasseis anos . Naquela altura não tinhamos muita coisa e os livros eram objectos preciosos e acarinhados . Era um objecto que me transportava para um mundo imaginário e às vezes só regressava quando a minha mãe chamava-me para jantar. O principezinho foi lido numa tarde na biblioteca pública . A parte que mais gostei foi o diálogo do principezinho com a raposa . A palavra cativar foi a que mais marcou !

22. Ricardo - 13/06/2010

eu adoro este livro.. tem uma grande liçao de vida.. e de cmo ajudar o proximo, e claro as frases de saint-exupery sao simplesmente maravilhosas.. sei a historia muito bem, e adoro o ensinamento, nao é um livro facil de entender.. mas com atençao percebemos o sentido do texto que axo maravilhoso.. melhor livro do mundo mesmo

“só se vê bem com o coração. O essencial, é invisível aos olhos…”

23. JULIANA - 08/10/2010

ajo boe fiche este libro

prof_helena - 08/10/2010

Olá, Juliana!

Creio que o que querias dizer era “acho bué fixe este livro”, certo?

24. JULIANA - 01/11/2010

nao
nao
nao
nao

25. JULIANA - 01/11/2010

afinal sim

26. JULIANA - 01/11/2010

secalhar nao

27. streed - 21/01/2011

Parabéns, achei a tua ficha de leitura fantastica, deu-me bastante jeito.

28. dani - 09/02/2011

adorei…

29. Dany Costa - 27/02/2011

só uma pergunta:
essas frases eram mesmo do livro?
adorei

30. prof_helena - 28/02/2011

Olá, Dany!

As frases que a Ana Catarina escolheu são mesmo do livro. Se gostaste, vais adorar ler a obra.

Volta sempre!

31. Ana Catarina - 11/03/2011

Obrigada a todos!!!! Gostei muito de saber que o meu trabalho ajudou tantas pessoas e sobretudo que gostaram. Fiquei bastante feliz quando li os comentários. Muito obrigada! :)

32. Dany Costa - 16/03/2011

Obrigada!
Vou ler o livro sem dúvida alguma!

33. Amaro Teixeira - 29/03/2011

Bom dia.
Passei aqui por acaso, tenho 54 anos, fiz a minha escola em França e já nem me lembrava de ter lido “le petit prince”, gostei da tua ficha, deu-me vontade de lê-lo de novo.
Obrigado e Parabéns

34. André Moreira - 20/11/2011

Grande ajuda para o meu trabalho de portugues… God Bless You :D

35. tomas santos - 30/11/2011

muito boa ajua obrigado

36. Laura Veiga :D - 02/01/2012

Muito obrigada! ajudou-me imenso para a apresentação de português! :) fico muito contente que as pessoas gostem deste livro porque fala sobre a amizade e as pessoas deviam reflectir no que fazem. Pessoal! Se estam chateados com alguém, os vossos pais, amigos, alguém. Leiam este livro, porque vão reflectir muito. Eu estava chateada com a minha melhor amiga, li este livro e fui a correr pedir desculpa e ficamos muito melhor, de consciência tranquila. Dormam melhor! :) espero ter ajudado alguém… :D

37. rita - 29/01/2012

podes-me dizer quais saos as paginas onde estao as tuas frases favoritas
e gostei muito da ficha

38. André Mendes - 14/03/2012

Muito Bom!!

39. Laura - 19/03/2012

Eu ja li o livro e faltam-te umas coisas, mas de resto esta muito bom

40. miguel santos - 12/04/2012

ola voce e muito fixe ajudoume bastante para a minha apresentaçao de portugues um grande obrigadao

41. Inês Gomes - 17/04/2012

Obrigada Ana Catarina isto deu-me uma grande ajuda para a apresentação deste em portugues muito obrigada

42. megy - 05/05/2012

estou a adorar o sait muits parabens

43. leonor soares - 23/03/2013

Não gostei muito da primeira parte porque era muito cansativa, mas depois começei a gostar

44. mariana filipa - 23/03/2013

juniana escreveu “ajo bue fixe este libro”

só uma cois não é libro é livro


Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

