jump to navigation

Leandro, rei da Helíria 12/05/2008

Posted by prof_helena in 7ºA, palavrasdesever.
trackback

Autora: Alice Vieira
Editora: Caminho
Publicação: 1991

Biografia de Alice Vieira

Alice Vieira é jornalista e escritora. Desde 1979 tem vindo a publicar livros, editados na Caminho. As suas obras foram traduzidas para várias línguas, como o alemão, o búlgaro, o basco, o castelhano, o galego, o francês, o húngaro, o russo e o servo-croata. É hoje uma das maiores escritoras para jovens.
Outros livros da autora

Rosa, Minha Irmã Rosa
Chocolate à Chuva

Resumo:

Leandro, rei da Helíria, recebe uma mensagem dos deuses num sonho em que lhe são retirados o manto, a coroa e o ceptro. Percebe então que os deuses não o querem no poder. Decide dar o seu reino a uma das suas três filhas. Para saber qual, perguntou a cada uma o quanto o amava. Amarílis comparou-o ao Sol, Hortênsia, ao ar e Violeta disse gostar do pai como a comida quer o sal. Ao ouvir Violeta, o rei ficou muito zangado, baniu-a do reino e dividiu-o em duas partes entre Amarílis e Hortênsia. Violeta saiu do reino com o seu futuro noivo, o Príncipe Reginaldo. Mais tarde, Leandro passou fome porque foi abandonado por Amarílis e Hortênsia. O livro acaba com Leandro a encontrar o reino de Violeta e a reconciliar-se com ela.
Duas citações:

 ” «8965 galinhas poedeiras…» e se põem ovos, caramba!” Está na página 44.

Escolhi esta frase porque achei muito estranho o Príncipe Felizardo saber o número exacto de galinhas, uma vez que contar até 8965 é muito difícil, o que torna engraçado este personagem.
Mas em tempos muito, muito, mas mesmo muito antigos, o sal era tão importante, mas tão importante, que às vezes até servia para pagar o ordenado das pessoas no fim do mês!” Está na página 108.

Escolhi esta frase porque acho muito estranho o salário ter sido pago com um condimento tão barato hoje em dia.
Comentário pessoal:

Gostei muito do livro porque tem palavras muito antigas e utiliza a segunda pessoa do plural em vez da segunda pessoa do singular nos verbos [quando as personagens se dirigem umas às outras directamente]. A história é um pouco triste, tive pena do Leandro quando vagueava à procura de uma refeição e [também por ser um] rei [que] não encara a realidade.
Fontes consultadas:

Livro Leandro, rei da Helíria , de Alice Vieira
Internet (“Wikipédia” e página da Internet da editora Caminho)

Davide Cruz, 7ºA

 

Comentários»

1. Mónica Marques - 12/05/2008

Gostei muito que enviasses a ficha de leitura de LEANDRO para o blogue, pois assim comparo as minhas opiniões com as de outras pessoas e também porque me relembro da história do livro, o que me ajudará amanhã a fazer algumas questões sobre o livro.
Obrigada.

2. palavrasdesever - 12/05/2008

Ficamos todos à espera da tua opinião, Mónica, tanto aqui como no Fórum que amanhã vais conhecer na plataforma “moodle”, intitulado” Este rei merece a sorte que tem?”

Toca a opinar usando as novas tecnologias!

3. Daniel Matos - 21/05/2008

Está muito bem escrito mas acho que devias fazer poemas porque é cansativo estar sempre a fazer resumos.

4. Davide Cruz - 23/05/2008

Eu só não faço poemas porque … não tenho jeito. Até prefiro fazer fichas de leitura porque leio um livro que “é sempre um amigo”.

5. André Santos - 02/06/2008

Só mesmo o Davide para fazer buma ficha de Leitura tão completa. Enfim, eu não me dou a tanto trabalho. Um abraço do teu amigo Zito.

6. Letícia - 14/06/2008

Olá.

Muito bem Davide, nunca vi uma ficha de leitura assim tão completa!

7. marcia - 13/05/2010

ta bom , mas devia ter mais assunto …

8. andreia - 24/03/2011

exte livro e muito giro e interecante!!!
eu goxtei muito!!!
ker dixer adorei
lol

9. pedro - 10/05/2011

tens que dizer que encontro um pastor

10. catarina - 14/06/2011

Acho este livro muito giro e interressante. Riquisitei-o na Biblioteca da minha escola, li-o , devolvi-o e fui no dia seguinte compra-lo na FNAC. Estou sempre a le-lo .
É muito giro! :)

11. brunapaiva11@hotmail.com - 11/03/2012

este livro e muito interessante!!!

12. leao - 14/04/2012

eu gostei deste livro parabens

13. Joana P. - 05/05/2012

Acho que o resumo no inicio está otimo, mas no entanto depois de “Mais tarde, Leandro passou …” não está muito explicito. Não diz porque ficou pobre por exemplo.
Num resumo muito bem feito, é preciso que quem está a ler entenda a história e que o cative para ler o livro e ficar a saber mais pormenores. Devias ter explicado melhor, mas acho que a ficha de leitura está bastante bem.
Os meus parabéns ;-)

14. Ana - 06/05/2012

Adorei o resumo e acho que vou tirar ideias daqui
Obrigada

15. jessica - 07/05/2012

eu li o livro á poucos dias com a minha stora de portugues e vou confessar que gostei mesmo do livro, mesmo na parte em que o rei leandro se reconcilia com violeta…..leiam o livro outra vez vao gostar mesmo é o meu conselho

16. bhusgbyh - 22/05/2012

ajudou-me num trabalho

17. ~joana - 05/04/2013

ainda nao li todo o livro pois estou a dar em portugues mas a minha prof disse para fazer um resumo do mais importante ate a que tinhamos chegado mas aqui nao indica fiquei zanganda!!!!!!!!!!! :)

18. mariana - 21/04/2013

Aco este livro interessante mas gostei principalmente do resumo para poder fazer os tpc de lpo…………

19. José Ferreira - 13/03/2014

Boa interação! Parabéns!

20. Maria Francisquinha - 22/04/2014

Eu tenho de ler agora o livro, confesso que não estou com muita vontade, mas a história está muito bem resumida parabéns! (a minha tia tinha o livro e eu pedi-lhe para contar-me XD)


Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

