jump to navigation

João e o Enigma da Pedra de Ouro 17/12/2007

Posted by prof_helena in palavrasdesever.
trackback

 Autora :Maria da Conceição Galveia Ferreira
 

Biografia resumida: Nasceu a 1 de Abril de1963, em Moçambique.Regressou a Portugal com os seus pais e aos 9 anos já escrevia livros para um jornal regional. Actualmente dedica-se à actividade docente leccionando Português e História e Geografia de Portugal. O Mistério do Lago das Flores é o livro da autora que mais sucesso tem. O professor Marcelo Rebelo de Sousa recomendou a sua leitura no telejornal da TVI, em 2003.

Bibliografia:
João e o Segredo dos Gnomos
João e o Mistério da Árvore Violeta

Resumo de João e o Enigma da Pedra de Ouro:

Tudo começa quando chegam, ao solar do João, uns hóspedes alemães com um comportamento estranho. O primo do João, Sandro, observou um desses comportamentos fora do normal e logo correu a contar ao João e aos outros primos. Depois, um dia foram à biblioteca e descobriram uma passagem secreta e concluíram que a biblioteca devia ser visitada por extraterrestres. Esta informação veio a confirmar-se quando o João e os primos se esconderam e viram os seres estranhos. Entretanto o Mauro, que fazia muitas asneiras e estava num reformatório, regressou e tentou bater no João. Foi nesse momento que viu o mestre dos gnomos saltar da árvore violeta e salvar o João. Tragicamente o bisavô do João morre deixando-o muito triste. Por fim, o João descobre que os alemães eram os extraterrestres que se tinham ido embora.

Citações:
“Porque me abandonaste? Porquê? E a tua missão? Porque desiste? Porquê?!!”! (cap.VII pág.128) [Gostei desta frase] porque e uma das partes mais tristes do livro, que me chocou profundamente.

” A energia de todo e qualquer pensamento nunca morre, viaja eternamente no universo.” (Cap. IX, pág.173) Esta frase nunca morre. É uma frase excelente frase para encerrar a história.

Comentário pessoal
Gostei do livro porque era uma boa história de enigmas espantosos. Porém, achei que o bisavô não devia ter morrido. [Globalmente] achei que a história foi boa e surpreendente, pois cada, palavra deixa uma dúvida: o comportamento dos alemães, as pedras em forma de Cérbero humano, o que aconteceu ao bisavô. Acho que a autora tem uma criatividade tão boa que é capaz de nos deixar curiosos, a tentar perceber como vai terminar a aventura. Também é de salientar a sua capacidade de fazer [conviver] vários personagens de outras histórias como, por exemplo, o mestre dos gnomos e a árvore violeta.

Ficha de leitura da autoria de Tiago Martins, nº25, do 7ºB

(O Tiago teve a gentileza de enviar esta ficha por correio electrónico. Obrigada! Se mais alguém lhe quiser seguir o exemplo, já sabe: palavrasdesever arroba hotmail ponto com .)

About these ads

Comentários»

1. Tiago Henriques - 24/02/2008

Achei a tua ficha de leitura muito bem elaborada e fiquei com curiosidade de ler este livro.
Continuação de boas leituras!!

2. Tiago Figueiredo - 26/02/2008

Gostei da tua fichade leitura Tiago Martins por isso continua assim.
Até já!!!!!!

3. Mónica Marques 7ºC Nº15 - 27/02/2008

Obrigada por partilhares esta ficha de leitura, pois fiquei com curiosidade de ler o livro. Se o livro for teu e se ainda não o soltaste no book crossing solta-o, que eu vou tentá-lo agarrar…

4. Sabrina - 01/03/2008

Esse teu livro deve ser espectacular
e para aventuras estou cá eu !!!

Beijitos fica bem


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: